Exercícios preparação e cuidados

Exercícios preparação e cuidados

O que fazer antes, durante e depois de uma atividade física

Alimentos

Atualizado em 1 Out 9

3 min de leitura

Você é daqueles que toda segunda promete começar um regime ou ir pra academia? Caso sua resposta seja sim, tome cuidado! Antes de iniciar qualquer atividade física ou mesmo uma dieta, o primeiro passo é a avaliação médica, pois o coração, a circulação e os músculos serão mais exigidos do que o normal, principalmente para os sedentários. Então antes de dar o primeiro mergulho ou levantar o primeiro peso, não se esqueça de fazer uma visitinha ao médico e depois, uma avaliação física na academia. Agora, olha só as dicas que eu separei:

                      

Criando a rotina

- Depois que o médico te liberar, o próximo passo é transformar sua ida à academia numa rotina. Mas, não existe fórmula mágica, viu?! Cada pessoa tem seu ritmo, seus objetivos e suas limitações, que devem ser respeitadas. Ainda assim, é importante praticar exercícios físicos no mínimo três vezes por semana, 30 minutos por dia.

- E atenção, da mesma maneira, também não existe atividade física que seja ideal sozinha. O melhor é a combinação de atividades aeróbicas: pedalar, caminhar, correr, nadar, com atividade anaeróbicas: musculação, ginástica localizada e alongamentos. 

- O melhor horário pra praticar exercícios físicos é aquele onde você tem mais tempo e se sente mais disposto pra fazer a atividade. Na hora de escolher o melhor horário pra você, lembre-se de respeitar o intervalo mínimo após as refeições e evitar se exercitar próximo ao momento de dormir.

- Se você escolher se exercitar pela manhã, capriche no aquecimento e preparação para o exercício, pois a diferença de frequência cardíaca entre o sono e a atividade vai subir rapidamente e em pouco tempo.

- Agora, se você é do tipo que está a alguns anos longe das academias, pistas e quadras, reúna suas energias e foque nos três primeiros meses de atividade.  É durante esse período que o corpo se acostuma com os exercícios e produz a endorfina necessária pra que você tenha vontade de continuar a malhação nos próximos meses.

                    

Com que roupa?

- Com exceção dos esportes que tem uniformes próprios como: hockey, mergulho e etc, a maioria das atividades físicas deve ser praticada com roupas confortáveis e que permitam que você sue naturalmente. Ao contrário do que muita gente pensa, isso não vai aumentar a perda de gordura corporal.

- Um cuidado todo especial deve ser dedicado aos tênis. Eles que absorvem os impactos, sendo assim, são peças fundamentais pra saúde das articulações. Já existem um modelo para cada tipo de esporte, com formatos e materiais apropriados. E pra exercícios de academia, vale a pena investir em modelos com boa absorção de impacto e algum tipo de sistema anti-torção, pra evitar danos nos tornozelos e articulações.

Cuidados com a alimentação

- O primeiro cuidado que você deve tomar com a alimentação é não se exercitar em jejum. O ideal é comer pelo menos uma fruta ou uma barra de cereal 40 minutos antes da atividade física. Elas fornecem a energia necessária pra manter seu pique, além de, geralmente terem poucas calorias.

- A hidratação é outro cuidado muito importante. Porque a sede se manifesta quando seu organismo já está em algum risco. Então, o ideal é fazer uma pré-hidratação antes de começar a atividade de 500 a 700 ml de água, divididos em quatro tomadas.

- Tome a primeira dose uma hora antes e as outras com intervalos de 15 minutos. Durante, tome de 200 ml a 300 ml a cada 20 minutos. Se preferir, beba isotônico, pois além de repor calorias, você vai repor a perda de sais.

                  

Cuidados antes do exercício

- A principal dica antes dos seus exercícios é o alongamento. O ideal é fazer de 10 a 15 minutos de alongamento antes e depois do exercício. Assim, além de diminuir o risco de lesões, vai te dar mais mobilidade nos movimentos. E se for usar alguns tipos de acessórios como: pesos, bolas, esteiras confira se o material está em bom estado e se não tem risco de acidente.

Durante o exercício

- Tente se exercitar numa intensidade moderada e com conforto. No caso da musculação, respeite sempre o número de repetições e peso indicado para cada exercício. É ideal fazer pelo menos um minuto de intervalo entre as séries e também entre os exercícios de musculação. Pois o músculo precisa desse tempo para se recuperar.

- Pra ter mais conforto fuja dos horários muito quentes e procure usar roupas que cubram o menos possível. Agora, pra proteger a pele do sol, não se esqueça do protetor solar, ele é indispensável a qualquer hora do dia.

E na hora de terminar

- Vá diminuindo o ritmo aos poucos para os músculos não sentirem o impacto, não pare de repente. E para fechar com chave de ouro, faça mais 15 minutos de alongamento.

Pronto, agora você já sabe tudo pra começar a se exercitar com saúde e segurança!