Saiba quais são os tipos de manteiga e em quais receitas usar cada uma!
Alimentos
Atualizado em 30 Jul 20
3 min de leitura
Gente, a manteiga fica ótima tanto pura em pães, torradas e biscoitos como nas receitas de bolo, entre outras, viu? E serve até pra grelhar carnes, deixando uma crosta crocante! Agora, pra cada uso tem uma versão ideal, sabia? Vem comigo que eu te mostro!
Manteiga sem sal: faz bem pra saúde
É a manteiga com a nata pura do leite ou o creme pasteurizado. Essa vem num potinho pra ficar direto em cima da mesa e comer com lanches, já que não estraga fácil. Como tem uma gordura natural e autoconservante, pode durar até uma semana fora da geladeira!
O bom de não ter sal é que, além de saudável pra quem precisa controlar a pressão alta, não muda o gosto dos alimentos já salgados ou que levam outros temperos. Legal!
Manteiga com sal e temperada: põe muito sabor nas receitas
Ela é feita do mesmo jeito que a sem sal. Só que esse ingrediente extra age como conservante, sem necessidade de refrigerar a manteiga por uma semana ou mais, dependendo do fabricante. Prático, né?
O gosto salgadinho destaca o sabor dos lanches, grelhados e massas! E se preferir, dá pra achar versões com alho, trufas e outras combinações de temperos. Daí vira uma pastinha pra turbinar sanduíches, risotos ou dar um toque especial na marinada de carnes e peixes!
Manteiga culinária: a melhor pra quem ama cozinhar
Conhecida como manteiga extra, é bem macia, gordurosa e tem que ficar na geladeira, viu? Você encontra a versão culinária em potes ou barras de 200 a 500 gramas, com ou sem sal, próprias pra fazer pães, tortas e bolos.
Essa é uma escolha certeira pra massa folhada, coberturas e outras receitas que levam muita manteiga, principalmente quando ela precisa entrar gelada na massa!
Outro detalhe é que o tipo extra derrete rápido e cria uma cobertura temperada e gordurosa, excelente pra quando você quiser aquela crosta douradinha e crocante no assado, sabe?
Manteiga vegana: com gordura boa pro corpo e várias vitaminas
Agora, pra quem é vegano, a solução são as manteigas vegetais, que vêm numa quantidade grande de sabores com óleos tirados das frutas e sementes!
Manteiga vegana de sementes - Por exemplo, a manteiga de murumuru ou karitê são feitas a partir das sementes prensadas a frio. Daí ficam bastante puras, com baixa calorias e conservam cem por cento das vitaminas A,C, D, que evitam o envelhecimento antes do tempo!
Manteiga vegana de frutas - Outro tipo é a manteiga de polpas de frutas, como o coco, mamão ou abacate. Algumas ainda juntam óleos de castanhas. Essa mistura aumenta a quantidade de nutrientes, fibras e gorduras que diminuem o colesterol ruim!
Uma vantagem é que a manteiga vegetal não tem glúten e lactose, pra quem é intolerante. As que não vêm com sal nem qualquer outro tipo de conservante rendem excelentes cosméticos caseiros, como máscaras pra pele e cabelo, sabia? Aí sim!
A manteiga vegana pode unir a gordura de duas frutas com o cupuaçu e o cacau
Ghee: a manteiga sem gordura saturada
A ghee é uma manteiga indiana, com 100 por cento da nata do leite ou da gordura vegetal, se você escolher a versão vegana. Ela é parecida com a convencional, mas é fervida pra tirar toda a parte sólida e evaporar a água!
Esse processo, que mantém só a gordura, se chama clarificar. Por isso a ghee é conhecida como manteiga clarificada! Uma das vantagens é ter um gostinho caramelizado e levemente defumado. Uma delícia pra comer no pão!
A ghee não tem lactose, sabia? Outro benefício é aguentar temperaturas mais altas do que a manteiga convencional, se tornando saturada, o que é ruim pro corpo. Por isso, é a melhor escolha pra grelhados!
Quer mais? Você encontra a manteiga ghee temperada de vários jeitos: com sal, alho, pimenta, ervas finas e curry!
A ghee tem até essa versão vegana sabor churrasco!
Vem escolher a manteiga ideal aqui no Magazine Luiza e arrase na cozinha!
Saiba mais:
Aprenda a cozinhar de um jeito fácil com o app Tastemade, pra Andoid e iOS. Lá tem vídeos ensinando o passo a passo de várias receitas!
Procurando outras opções pra passar no pão? Aposte em queijos e requeijões? Clica aqui que eu te conto mais sobre eles!