A elegância do conhaque

A elegância do conhaque

Dá pra consumir puro, fazer drinks e pode ir até na comida!

Bebidas

Atualizado em 13 Jan 22

4 min de leitura

Olha, o conhaque é uma bebida que chega a ter entre 50 e 60 por cento de teor alcoólico, viu? Então, por ser forte e vir com sabor intenso, costuma ser aproveitada nos dias frios. Quer saber um pouco mais sobre ele, que também é conhecido como brandy? Vem comigo:


Como o conhaque é produzido


Ele vem da mesma uva que faz o vinho branco. Mas a principal diferença tá em como esse processo acontece. Pra produzir conhaque o vinho precisa ser bem ácido, com pouco álcool e ser destilado duas vezes, A parte com a maior quantidade de açúcar é separada da fruta e vira o álcool.


A aguardente que sobra é guardada em barris de carvalho e, com o tempo, acaba pegando a cor e o sabor da madeira. Daí vem esse aroma amadeirado e forte, que pode ser diferente dependendo da origem da uva e do carvalho em cada região.


Por exemplo, os conhaques da Espanha e de alguns outros países cultivados nos mesmo barris que fazem o vinho de Jerez criam o conhaque de jerez, totalmente diferente daquele que sai do vinho branco convencional!


Já os conhaques mais em conta costumam misturar vinho e frutas e podem ser destilados também com aguardente de gengibre, o que dá um fundo ardidinho pra ele e compensa no paladar o pouco tempo que passou armazenado.


 
O conhaque de gengibre leva mais açúcar e é mais suave


O envelhecimento é fundamental


Esse é outro detalhe que faz o conhaque ser considerado nobre! A quantidade de anos que passa maturando faz toda a diferença no resultado final. 


A bebida jovem, com até dois anos, tem um valor mais em conta porque passou pouco tempo ganhando cor e sabor. Já as valiosas ficam até 3 décadas absorvendo a madeira. E os raros chegam a passar até 100 anos!


Pra saber qual a faixa do conhaque que você quer levar, os rótulos são sempre nomeados com siglas. A VS, de Very Special, indica uma bebida de até dois anos. O VSOP, ou Very Special Old Pale, é pra aqueles que já passaram dos 4 anos. E o X.O, pros que tão envelhecidos pelo menos há 6 anos na madeira.


 


Esse conhaque X.O com embalagem chique é ideal pra quem coleciona


Puro ou em drinks é uma boa!


O conhaque é indicado pra um brinde depois do jantar e ideal pra quando quiser beber ao ar livre no friozinho, tá?


Também serve pra deixar outras bebidas encorpadas. Um exemplo é o choconhaque, uma mistura de chocolate quente com álcool.


Pra fazer é bem facinho: você despeja duas partes da receita convencional de chocolate quente numa caneca com uma parte de conhaque. Se quiser bem doce, pode finalizar com chantilly, salpicar canela em pó e decorar com uma em pau. Romântico pra tomar a dois, né?


Ele rende ainda drinks incríveis geladinhos no calor, como o Manhattan de conhaque. Esse conta, com uma cor avermelhada que vai impressionar as visitas. E servido na taça de martini dá um visual sensacional.


Você vai precisar dos seguintes ingredientes:


- 1 dose e meia de conhaque
- Meia dose de vermute doce
- 1 cereja ao licor de Maraschino


Leve a taça pro congelador até criar uma cobertura de gelo por cima. Aí prepare a bebida, com o conhaque, vermute e pedras de gelo a gosto numa coqueteleira. Mexa bem e despeje na taça com a ajuda do coador de bebidas. Enfeite com a cereja e sirva.


Se preferir a versão mais forte, é só trocar o vermute doce pelo seco e substituir a cereja pela lasca de limão. Raspe a casca, mas sem a parte branca pra não amargar, combinado?

 

O conhaque VSOP é muito bom pra preparar drinks


Como aproveitar melhor o conhaque


O conhaque é versátil na cozinha, sabia? Dá pra criar grelhados e até sobremesas flambadas com ele, como bananas e maçãs caramelizadas.


Em tortas assadas, principalmente as que levam amêndoas, nozes ou grãos, o álcool evapora, mas o aroma do conhaque permanece e o fundo amadeirado destaca o sabor.


Como harmonizar nas refeições


Além de usado pra flambar, o conhaque arrasa como acompanhamento! Nas sobremesas que levam chocolate meio amargo, aumenta o paladar amarguinho. Inclusive, se o tipo que você for servir tiver algum fundo frutado ou de chocolate, vale a pena harmonizar com doces trufados.


Os conhaques especiais, como os envelhecidos em barris de vinho jerez, dão um toque bem especial pra culinária. Esses pode reservar pra flambar ou caramelizar carne como o fígado do pato, ou mesmo cortes de carnes vermelhas, contrafilé e filé mignon.


Geralmente é servido depois das refeições. Mas sabia que dá pra inovar no prato principal e trocar o vinho por ele? O conhaque vai muito bem com comidinhas informais também. Experimente um contrafilé em tiras no formato de aperitivo porque dá uma harmonização incrível, viu?


Ah, acima de tudo, beba com moderação e se for dirigir, não beba, combinado?


 


O conhaque de jerez dá um sabor refinado pros flambados


Encontre o conhaque ideal aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Por falar em nozes, na matéria Conheça os tipos de noz, eu te mostro como misturar as variedades dela pra fazer um lanchinho saudável ou turbinar receitas.


Outra dica é baixar o app Tastemade, pra iOS e Android, que ensina passo a passo como fazer aquele jantarzinho ou sobremesa caprichada com conhaque.


Tá pensando em montar um bar pra expor a coleção de bebidas e aproveitar elas na temperatura certinha? Contrate os nossos parceiros pra montar móveis, instalar adega climatizada ou frigobar.