Saiba os tipos que afastam ratos, baratas, pernilongos e muito mais!
Produtos de Limpeza
Atualizado em 27 Jan 21
3 min de leitura
Gente, pastilhas eletrônicas e sprays são alguns tipos de repelentes pra pragas muito práticos e seguros pra usar no dia a dia, viu? E o bom é que dá pra encontrar várias versões, pra te proteger de animais que causam doenças, como ratos, pombos, morcegos, baratas, pernilongos e moscas. Quer umas dicas pra escolher o tipo ideal? Então vem comigo!
Quais são as opções de repelente pra pragas?
Olha, vale destacar que os repelentes servem pra manter longe e não conseguem combater as pragas, tá? Uma vantagem bem legal é que entre as opções ainda tem como escolher tanto os multifunções, como também aqueles específicos, que agem pra espantar alguns bichos.
Repelente de creme ou gel: bem fácil de limpar
Olha, com esse repelente, você só precisa passar uma fina camada do creme ou gel nos lugares onde os bichos costumam ficar mais, combinado?
Ele é ideal pra colocar no chão e nas paredes da sua casa ou em toldos e galpões de estabelecimentos comerciais.
Com o tempo, ele vai soltando um odor desagradável pra algumas pragas, fazendo com que deixem o lugar e procurem outro.
A melhor parte é que esse repelente não suja as superfícies onde é aplicado. E pra limpar é bem facinho!
Repelente da Kelldrin com 200 gramas, ou g, ajuda a afastar pombos e morcegos
Repelente de spray: prático e fácil de espalhar
O repelente em spray é uma das versões mais simples e práticas de usar: você borrifa no ambiente pra afastar principalmente os bichos que voam, como pernilongos.
Algumas versões podem ser aplicadas tanto nos lugares, como também em animais, como cachorros e cavalos, tá? Assim, eles também ficam protegidos de doenças transmitidas por insetos.
Vale a pena apostar em repelentes de citronela. Além de seguros, ainda deixam um aroma agradável no ambiente.
Esse aromatizador também é repelente em spray e tem aroma de citronela
Repelente eletrônico: moderno e seguro
Já o repelente eletrônico é conectado na tomada. E dá pra achar tanto modelos com pastilha de cheiro, como também os que usam a tecnologia ultra-som pra afastar as pragas. Demais!
O repelente de ultra-som pra pernilongos, por exemplo, imita o som dos pernilongos machos. Isso faz com que as fêmeas já fecundadas, que são as únicas que picam, se afastem do ambiente onde o aparelho tiver ligado.
Já os feitos pra morcegos, ratos e outros bichos afetam o sistema nervoso dos animais pelo som e fazem com que eles percam o senso de orientação e acabem deixando o ambiente. E a frequência não é percebida pelos ouvidos humanos!
Pra funcionar, é importante deixar o tempo todo conectado na tomada, sem que nenhum obstáculo, como paredes ou cortinas, fique na frente. E o bom é que esse tipo não usa produtos químicos!
Dá pra achar modelos que protegem até 150 metros quadrados, e a luzinha acesa geralmente indica que ele tá funcionando. Legal!
Repelente ultrasônico Zebu espanta Rato e Morcego em até 150 metros quadrados
Cuidados com o repelente
Com qualquer um dos modelos que escolher, tome muito cuidado e tente deixar longe das crianças, combinado? Mesmo não tendo um odor muito forte, a ingestão dos repelentes pode fazer mal pra saúde, por conta das substâncias químicas.
Depois que manusear, lave bem as mãos e não permita que essas substâncias entrem em contato com os olhos ou com a boca, tá? Se tiver crianças abaixo de seis meses no ambiente, evite usar as versões perfumadas e prefira os modelos eletrônicos.
Ah, atenção: alerte sempre os pequenos pra não mexerem em tomadas, já que isso pode causar choques.
Gostou? Aqui no Magazine Luiza tem vários tipos de repelente pra te proteger das pragas.
Saiba mais:
Ainda tá em dúvida e quer entender melhor como funcionam os repelentes eletrônicos? Então, dá uma olhadinha aqui em Saiba mais dos repelentes eletrônicos.
Precisa de ajuda pra reconhecer o tipo de inseto que tá rondando seu quarto? O app Identificador de insetos faz isso por você. E tá disponível pra Android!