Otimize a sua cozinha

Otimize a sua cozinha

Saiba como aproveitar melhor o espaço dentro deste ambiente tão agradável

Móveis de Cozinha

Atualizado em 28 Jun 11

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Em tempos de food service, o tempo que passamos na cozinha tem sido cada vez menor. Por isso mesmo, quando estamos nela, queremos ter momentos agradáveis de transformação de sabores e alegria. Mas isso não pode ser feito num espaço sufocante ou desorganizado.

Para que a sua cozinha se torne realmente um lugar gostoso em sua casa, organizei estas dicas para um melhor aproveitamento de espaços, tanto dentro dos móveis quanto fora deles. Aproveite!

Luz

Tons claros e frescos nas paredes refletem melhor a luz, colaborando para a sensação de amplitude do espaço. Abuse deste recurso em sua cozinha! Tons pastéis casando com o branco ou pérola são bem-vindos.

Quanto maior a presença da luz natural, melhor. Portanto, se for optar por cortinas, escolha transparentes ou semitransparentes. Portas de correr também são recursos que ampliam o efeito luz. Mas, se não dispuser deste recurso, a iluminação artificial pode ser planejada para criar efeitos interessantes no ambiente. Abuse de luminárias de teto com os designs mais criativos disponíveis no mercado, bem como as de pé e de mesa.

Os móveis

Analise a disposição dos seus móveis de cozinha. Eles estão organizados de forma a não desperdiçar espaços, criando vãos desnecessários? Embora difícil nas cozinhas planejadas, onde tudo se encaixa, o desperdício costuma ser um problema comum a muitas casas e apartamentos. Um olhar crítico e detalhado identifica o problema.

Recursos criativos

Que tal, ao invés da mesa tradicional, optar por uma bancada ou aqueles laminados que podem ser afixados à parede e abertos apenas na hora das refeições? Barras de inox colocadas sobre a bancada e suportes que saltam do teto são outras boas ideias para aproveitamento de espaços, além de organizar e expor o brilho dos seus utensílios de cozinha mais bonitos. Xícaras de café coloridas também se tornam itens decorativos quando expostas em ganchos.

Organização interna

Divisórias nos armários são um recurso muito eficiente. Sirvam elas para o armazenamento de talheres, panos de prato ou outro item qualquer. Lembrando que, sempre, os utensílios mais requisitados devem ficar ao alcance das mãos. Os menos utilizados ganham o espaço do fundo dos armários. Para as gavetas e divisórias também.

Disposição dos objetos

O bom-senso é fundamental na hora de organizar os apetrechos de cozinha. Guardar produtos inflamáveis, como álcool, no armário próximo ao fogão é uma temeridade. Ao contrário, deixar ao alcance das mãos o utensílio certo é um recurso que facilita a vida.

Se você tem uma cozinha modular, uma dica: os eletrodomésticos portáteis (mix, espremedor, cafeteira, batedeira, liquidificador e outros) ficam mais bem acomodados no armário com amplos gavetões. Já as travessas e baixelas menos utilizadas podem ser acomodadas no armário triplo.

Devem ficar próximos à pia: produtos de limpeza, esponjas, panos de prato, escorredores, potes, tábuas, panelas.

Nas proximidades do fogão, guarde os utensílios utilizados com frequência no preparo de alimentos, como colheres de pau, conchas e escumadeiras, panelas, etc.

Próximo à mesa ou bancada, disponha os talheres, pratos e copos.

Armazenando alimentos

Alimentos devem ser sempre guardados em potes fechados e em ordem de afinidade entre si, facilitando sua localização. Por exemplo, guarde os itens que você costuma utilizar em refeições salgadas em uma prateleira, e os doces em outra. Especiarias são facilmente encontradas quando estão juntas, organizadas em potes adequados, e próximas ao fogão ou acima da bancada da pia.

Espero que você tenha aproveitado esses toques. Com organização e bom gosto, você pode tornar a sua cozinha, seja ela de que tamanho for, um ambiente clean, funcional e prazeroso, onde você vai criar e recriar o prazer de estar em seu lar.