Código fhekg1f584
Caneta Uni-ball POSCA, marcador multiuso. Escreve na maioria das superfícies, como cartões, cerâmica, madeira, metais, tecidos, porcelana, plástico, vidro, e muitas outras.
• Tinta à base de água, com alta tecnologia em pigmentação.
• Cores mais intensas e uma cobertura com quase 100% de opacidade. Atóxica e sem cheiro.
• Espessura do traço: Aproximadamente 0.7 mm.
PERGUNTAS FREQUENTES:
P: A POSCA é permanente?
R: Por ter base d’água ela acaba não sendo permanente. É possível ter um efeito bastante duradouro em superfícies porosas e/ou ao aplicar uma camada de verniz em spray por cima da arte completa, mas, ainda assim, sempre sugerimos que utilize em objetos decorativos e que não precisem ser lavados com frequência.
Uma alternativa é usar a uni Paint Marker, a irmã da POSCA que tem base em solvente.
P: Por que a POSCA faz barulho quando chacoalho?
R: Dentro de cada caneta existe uma esfera de metal. Colocamos a bolinha lá dentro pra que todos os componentes e pigmentos se misturem por completo, proporcionando uma tinta com textura e cor homogêneas.
P: A POSCA é recarregável?
R: Infelizmente não. Mas cada caneta dura uma média de 250-300 metros de escrita, então dá pra fazer bastante arte com cada uma delas!
P: Posso misturar cores de POSCA?
R: Pode sim! Vários artistas fazem efeito degradê ao passar uma cor por cima de outra enquanto ainda não está seca. Apenas sugerimos que lave a ponta depois para que não fiquem resquícios numa arte futura.
P: Qual o tempo de secagem após a aplicação?
R: Isso depende bastante da temperatura e umidade locais e em qual superfície a POSCA será aplicada. Quanto mais porosa, mais rápido é o processo de secagem. Num geral, a tinta seca em poucos minutos, mas sugerimos deixar de 2 a 5 horas para secar completamente.
P: Devo passar algo por cima?
R: Não é necessário, mas um verniz em spray é sempre bom. Assim, a sua arte fica mais protegida, ganha um acabamento diferenciado e a cor permanece a mesma por mais tempo.
P: A minha POSCA secou. O que faço?
R: Não precisa se preocupar. Como as POSCA têm um mecanismo com pistão e da válvula de tinta, o processo é bem parecido com o de usar a canela pela primeira vez. Se ela acabou ficando destampada ou se você ficou muito tempo sem usar, é só fazer o seguinte: chacoalhe bastante, mas bastante mesmo, até que consiga escutar a bolinha de metal de dentro da caneta. Isso vai fazer com que os pigmentos se misturem por completo. Aí é só destampar e apertar repetidamente a ponta em uma superfície horizontal.
P: A ponta da minha POSCA estragou. O que faço?
R: Se for a PC-5M ou a PC-3M, é só inverter a ponta que ela fica novinha em folha! Já as outras, até dá pra inverter, mas o traçado vai sair diferente e o efeito muda. Só a PCF-350, a PC-17k e a PC-1MR que não têm jeito mesmo.
P: Posso passar POSCA na pele?
R: Vários artistas usam as POSCA pra fazer body paint. Elas têm pigmentos fortes que ficam super destacados na pele e, em geral, não desencadeia processos alérgicos. Mas, como não é um produto cosmético, não conseguimos prever como cada pele irá reagir.
P: Crianças podem usar POSCA?
R: A tinta tem base d’água, não tem cheiro nem solventes químicos e não apresenta perigo para os pequenos. Indicamos que apenas crianças com mais de 5 anos as utilizem por terem ponta removível, que pode ser engolida, e sempre com a supervisão de um adulto para que não ingiram a tinta.
P: Em quais materiais posso usar POSCA?
R: A gente sempre fala: a POSCA vai com tudo. Tendo uma superfície limpa e seca, você pode passar e fazer a arte que quiser onde quiser.