O que são Golpes Digitais e como evitá-los?
Fique informado com as dicas que eu separei pra você não ter problemas online
Ordenar
Filtrar
Ordenar
Fique informado com as dicas que eu separei pra você não ter problemas online
O Halloween tá chegando e você já sabe qual fantasia vai usar? Confira as tendências pra 2024 e se prepare pra arrasar na festa! Das clássicas até as mais criativas. Não deixe de conferir!
O Halloween é uma das festas mais populares do mundo, mas você sabe qual é a sua origem? Neste artigo, o Blog da Lu conta a história dessa data e explica como ela se tornou tão popular. Confira!
Gente, o consórcio de imóvel é um serviço oferecido pelos parceiros Magalu pra você realizar o sonho da casa própria, sabia? Pois é! Com ele, é possível se planejar com diferentes faixas de valores e orçamentos pra sair do aluguel e conseguir comprar um apartamento, casa ou terreno em parcelas fixas. Vem comigo que eu te explico como funciona!
Olha, o consórcio de imóvel é uma modalidade de autofinanciamento em grupo pra compra de casa própria, que é feito por uma administradora.
Num consórcio de imóvel a administradora forma um grupo de compradores. Cada uma delas compra um pedacinho de um fundo num valor que cabe no bolso e paga em parcelas todo mês pra quitar o consórcio, tá?
Nesse período acontecem sorteios pra determinar quem vai receber a carta de crédito, que é o valor cheio, pra compra do imóveis. Cada participante do grupo pode oferecer lances, antecipando parte das parcelas pra aumentar as chances de ser contemplado, viu?
O que é a carta de crédito?
A carta de crédito é o documento financeiro emitido nos consórcios que pode ser usado pra comprar a casa própria como se tivesse pagando à vista.
A maior vantagem é facilitar negociações, conseguir melhores condições de pagamento e aproveitar oportunidades de fechar bons negócios com a localização dos sonhos, por exemplo.
Fazer consórcios pode ser vantajoso, mas isso depende da necessidade, urgência e momento de cada um. O consórcio é bem legal porque, diferente dos financiamentos tradicionais, não cobra juros, só as taxas de administração.
Outro benefício é permitir que você tenha um planejamento a longo prazo, já que sabe exatamente quanto vai pagar todos os meses. E quando recebe a carta de crédito, pode negociar melhores propostas de compra do imóvel.
Quando contrata o consórcio tem a flexibilidade de escolher entre uma casa, apartamento ou terreno pra construir. Ele é bem bacana porque te ajuda a ganhar tempo pra guardar pros móveis, construção e eletrodomésticos, se for montar a casa do zero.
Mas também pode demorar pra contemplar o comprador e não tem garantia de quando isso vai acontecer. Então, não é indicado pra pessoas que precisam mudar rapidinho, têm um prazo pra sair do imóvel de aluguel ou querem adquirir uma casa maior antes do bebê que vai chegar.
Antes de decidir se um consórcio é a melhor opção, é indispensável se informar sobre como ele funciona, quanto é o pagamento mensal e os outros custos que podem encarecer as parcelas, como as taxas de administração, viu? Além disso, algumas administradoras incluem diferentes valores, como o seguro e fundo de reserva, que aumentam o valor final.
A contemplação acontece por sorteio ou por lances. Então, vale a pena fazer algumas continhas e checar se você é capaz de oferecer um lance e antecipar parte do pagamento pra aumentar as chances de receber a carta de crédito.
Ou se a renda que tem só te permite custear as parcelas normais mesmo. Até porque o valor da carta de crédito pode ser reajustado periodicamente pra acompanhar a inflação, sabia? Pois é!
E outro detalhe é que atraso de pagamento gera multa e até exclusão do grupo, tá? Por isso, é indispensável fazer um planejamento financeiro pra ter certeza de que vai conseguir cumprir com essa obrigação até o fim.
Antes de tudo isso, verifique certinho a reputação da administradora de consórcios, se é confiável e bem avaliada no mercado. E peça ainda pra um advogado de confiança revisar os contratos, checar se não têm processos dessa empresa e reclamações em instituições de proteção ao consumidor.
A duração de um consórcio depende muito da modalidade, valor de contratação e de quanto cada um pode pagar no valor das parcelas e custos extras, hein?
Mas, geralmente, os prazos variam entre 10 a 15 anos. Algumas administradoras oferecem prazos mais curtos, como 5 anos, ou mais longos, que podem chegar aos 20 anos.
É indispensável eleger o que funcione pro planejamento financeiro e orçamento que tiver sem apertar no fim do mês. Além de considerar que as taxas de administração são proporcionais ao período que contratar.
Os prazos longos têm mensalidades menores. E os curtos contam com parcelas maiores, que podem te fazer ganhar tempo se puder oferecer lances pra encurtar o período.
A chance de ser contemplado em consórcio de imóvel depende de vários fatores! Olha, todos os participantes têm chances iguais de serem escolhidos nos sorteios mensais, desde que com os pagamentos em dia.
Mas é possível oferecer um valor extra sobre as parcelas, chamado de lance, o que aumenta as chances de ganhar a carta de crédito. Funciona mais ou menos como um leilão, em que o consorciado que conseguir entregar o maior lance sai com ela em mãos.
Só que dependendo das regras de cada administradora, aparecem outras possibilidades também, como a de estipular um lance fixo, por exemplo. Assim, aumenta as chances pros participantes que pagarem esse valor.
Por isso, é tão importante passar um pente fino financeiro antes de decidir contratar um consórcio, além de definir em quanto tempo e qual o valor de parcelas. Com uma boa organização, é possível aproveitar esses leilões mais competitivos sempre que puder. E se manter de olho nas assembleias do grupo, com diversos lances pra acelerar a contemplação.
Pra entender se consórcio ou financiamento de imóvel é uma boa, coloque as vantagens e desvantagens de cada um lado a lado.
É legal começar pelo orçamento. Quanto você tem pra comprar e pagar parcelas? E qual administradora vai oferecer uma oferta mais vantajosa pra dividir em mensalidades com menores custos, por exemplo?
Num consórcio não tem juros, mas entra a taxa de administração, e ela pode ficar salgada no total das parcelas, dependendo do valor bruto de cada uma. Mas também é possível apostar em modalidades com parcelas de longo prazo, o que diminui o custo.
Ele é legal ainda porque depois de estipular quando vai pagar, é fixo, sem susto na conta. E ao ser contemplado, o cliente negocia o imóvel à vista, diferente de clientes que fazem financiamentos com bancos ou construtoras. Nesses casos, tem parcelas intermediárias, custos de entrega de chaves ou de evolução da obra que vão aumentar de um jeito exagerado a quantidade de dinheiro que sai do seu bolso.
Financiamento
Agora, quem tem um prazo apertado pra mudar ou quer agarrar uma oportunidade de compra de imóvel num local muito concorrido, talvez o financiamento seja melhor. A desvantagem do consórcio é o tempo de espera e nenhuma garantia de data, já que ser contemplado depende também da sorte e de quando abrem os lances.
O financiamento é liberado assim que for aprovado pelo banco. Ou, então, negociado diretamente com a construtora. As parcelas são fixas ou ajustáveis, dependendo da versão que contratar.
Mas os juros são altos e aumentam bastante o custo efetivo total. A aquisição exige uma entrada, que varia também, dependendo do banco, valor e tipo de imóvel. Ela vai de 10 por cento a 20 por cento do valor total da casa própria.
É claro que aqui no Magazine Luiza, né? Pelo site ou no SuperApp Magalu! E olha, é possível achar um montão deles, com modalidades de consórcio de imóvel 110 mil, consórcio de imóvel 200 mil, consórcio de imóvel 120 mil e consórcio de imóvel 150 mil.
Se precisar de valores maiores, dá pra contratar um consórcio de imóvel 300 mil, consórcio de imóvel 220mil, consórcio de imóvel 500mil e consórcio de imóvel 600 mil.
Gostou? Então aproveita e checa só a matéria: Consórcio Magalu: vem conhecer
E se ainda tem dúvidas, dá uma espiadinha no que separei em: Já ouviu falar de consórcio?
O consórcio de imóvel que você precisa tá te esperando aqui no Magazine Luiza!