Código jg2cbe2jdj
Descrição O jogo foca na estimulação da consciência fonológica, especialmente a habilidade de aliteração. Porém, poderão ser exploradas outras habilidades, como: síntese silábica, síntese fonêmica, transposição silábica, atenção auditiva, memória visual, vocabulário e linguagem escrita. E altamente versátil, permitindo várias formas de jogar, de acordo com o objetivo terapêutico da sessão. informações Objetivo Estimular o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica, especialmente a aliteração, que é a capacidade de perceber fonemas iniciais das palavras durante a produção da linguagem oral. Outras habilidades poderão ser exploradas: síntese silábica, síntese fonêmica, transposição silábica, vocabulário, linguagem escrita, atenção auditiva, concentração, memória visual e mais o que sua imaginação permitir. Esse é um jogo muito versátil, pois permite variações nas formas de jogar. Formas De Jogar - Aliteração 1) Distribua sobre a mesa uma carta de cada fonema, com a imagem virada para cima. O restante das cartas fica em uma pilha, com a imagem virada para baixo. Retirar uma carta da pilha, falar o nome da imagem e procurar qual a carta sobre a mesa que inicia com o mesmo fonema. Acertando na primeira tentativa, pode ficar com o par de cartas para si. O jogo continua até que todos os pares sejam encontrados. Vence aquele que tiver o maior número de cartas. 2) Selecione uma carta de cada fonema, embaralhe-as e coloque em uma pilha com a face voltada para baixo. Ative o cronômetro ou vire uma ampulheta para determinar o tempo da jogada. Retire a primeira carta da pilha e então cada participante tem que dizer uma palavra que inicie com o mesmo fonema, um de cada vez, prosseguindo dessa forma até que o tempo se esgote. A carta fica com aquele que não conseguiu dizer a palavra dentro do tempo estimado. A próxima carta é retirada e o jogo prossegue desta maneira até que todas as cartas tenham sido viradas. O vencedor é aquele que tiver menos cartas na mão. 3) Distribua sobre a mesa uma carta de cada fonema, com a imagem virada para cima. O mediador diz uma palavra e o(os) participante(s) devem encontrar rapidamente a carta contendo a imagem que inicia com o mesmo fonema da palavra dita. O jogo continua até que todos os pares sejam encontrados. Vence aquele que tiver o maior número de cartas. 4) Distribua todas as cartas sobre a mesa, com a figura voltada para baixo. Um participante de cada vez vira duas cartas, fala o nome das figuras e verifica se iniciam com o mesmo fonema. Em caso positivo, fica com as cartas para si e joga novamente. Se não for o par, o participante devolve as cartas no lugar e passa a vez. O jogo continua até que todos os pares sejam encontrados. Vence quem tiver encontrado o maior número de pares. Outras formas de jogar - Outras habilidades de CF 1) Distribua todas (ou algumas) cartas sobre a mesa, com a imagem virada para baixo. Um participante de cada vez vira uma carta, nomeia e então diz uma outra palavra que tenha a mesma quantidade de sílabas, ou ainda, que termine com a mesma sílaba daquela palavra. Caso a criança seja alfabetizada, pode determinar um tempo para que escreva o maior número de palavras com a característica escolhida. 2) Distribua todas (ou algumas) cartas sobre a mesa, com a imagem virada para cima. O mediador vai falar lentamente os fonemas de uma das imagens a sua escolha para que a criança encontre apenas por esses estímulos (Ex: g - i - r- a -f - a). Também pode ser feito com o mediador falando a palavra com separação de sílaba (gi-ra-fa) ou ainda falando de trás para frente (fa - ra - gi).