Vendido por Distribuidora Fidalgo Gouveia
Entregue por Magalu
R$ 439,00
no PIXCódigo dkhbbag03k
Um dos mais famosos Lambruscos do mundo, o Fratelli Cella Rosso é um vinho tinto frisante Italiano que encanta por seu perfil fresco, delicado e frutado. Seus aromas lembram frutas vermelhas e pretas frescas, como morango e cereja, juntamente com notas de especiarias e toques florais. O paladar é adocicado com um ótimo equilíbrio entre doçura e acidez, deixando um agradável sabor de frutas na boca. Harmoniza muito bem com massas ao molho vermelho, pizzas e sobremesas à base de chocolate.
KIT com 6 Lambruscos Fratelli Cella Tinto Suave (AMABILE), 6x750ml.
Varietal/Uvas: Lambrusco
Variedade/Tipo: Vinho Frisante Tinto Suave
Classificação: AMABILE
Vinícola: Cantine Riunite
Marca: Fratelli Cella
País: Itália
Região: Reggio Emilia
Indicação Geográfica Típica (IGT): Lambrusco dell’Emilia.
Vinificação: Método Charmat
Temperatura de Serviço: 12°C
Teor Alcóolico: 8%
Registro MAPA: SP 005099-7
Validade Indeterminada.
LAMBRUSCO, UVA OU VINHO?
Lambrusco é um termo que se refere tanto a uma uva, quanto a um tipo de vinho, ambos de origem italiana. O mesmo caso acontece com a uva Glera, que também atende pelo nome Prosecco, por ser quase que exclusivamente utilizada na elaboração desse famoso espumante italiano.
Até o momento já foram identificadas mais de sessenta variedades da uva Lambrusco. As mais conhecidas são a Lambrusco Grasparossa, Maestri, Marani, Montericco, Salamino e Sorbara. Hoje, a uvas Lambrusco são primariamente cultivadas dentro da região de Emilia-Romagna, no norte da Itália. Também é possível encontrar a variedade em vinhedos da Lombardia, Piemonte, Vêneto e Sicília.
ORIGEM DO VINHO LAMBRUSCO:
O Lambrusco é um dos vinhos mais antigos da Itália, sendo produzido desde a Idade do Bronze pelos Etruscos, que ocupavam a península itálica a partir do século IX A.C., sendo posteriormente aprimorado pelos romanos.
Seu provável surgimento deve-se ao acaso. O vinho elaborado à época era armazenado em ânforas de barro e fermentavam. Tais ânforas eram lacradas e submersas no mar para preservar a temperatura. Quando eram emersas, a mudança de temperatura propiciava uma retomada da reprodução das leveduras e, consequentemente, uma segunda fermentação espontânea. Com isso, o vinho se gaseificava com o CO2 decorrente do processo.
CLASSIFICAÇÃO:
O Lambrusco é um vinho frisante italiano produzido obrigatoriamente com cepas autorizadas da variedade de mesmo nome (Lambrusco). Pode ser varietal ou apresentar em sua composição um máximo de 15% de outras uvas permitidas, como a Ancellotta e a Malvasia, dependendo de onde foi elaborado.
Possui uma classificação própria baseada em seu açúcar residual:
-Secco (seco): até 9 g/L
-Abboccato (semi-secco): entre 10 a 18 g/L
-Amabile (semi-doce): entre 18 a 45 g/L
-Dolce (doce): acima de 45 g/L
REGIÕES:
A maior parte do Lambrusco é produzido no norte da Itália, na região da Emília-Romagna que é formada por 9 províncias: Bolonha, Ferrara, Forlì-Cesena, Módena, Parma, Placência, Ravena, Régio da Emília e Rimini. Os Lambruscos produzidos aqui recebem uma Indicação Geográfica Típica (IGT) chamada Lambrusco dell’Emilia.
Além dessa indicação, há outras 5 “Denominaziones di Origine Protetta” (Denominações de Origem Protegida), ou Denominações de Origem Controlada (D.O.C). Cada uma delas possui sua própria regulamentação para produção do Lambrusco, determinando, inclusive, o tipo e a porcentagem da uva que pode ser utilizada.
PRODUÇÃO:
O Lambrusco normalmente é elaborado através do chamado método “Charmat”, que é uma forma de produzir frisantes e espumantes que se diferencia do método tradicional, pois a fermentação secundária ocorre em tanques de aço inoxidável, e não dentro das garrafas.
Nesse método, o vinho base, que já passou pela primeira fermentação alcoólica, é transferido para tanques de aço inoxidável pressurizados, chamados autoclaves, onde leveduras da própria uva são adicionadas para que ocorra uma segunda fermentação. É nessa segunda etapa que o vinho adquire sua perlage (as famosas borbulhas) que acaba sendo menos intensa e persistente, pois nas autoclaves o contato do líquido com as leveduras acontece em uma superfície mais ampla.
Já no método de vinificação Clássico ou Tradicional, também chamado de “Champenoise”, a segunda fermentação ocorre dentro da própria garrafa, onde as leveduras transformam o açúcar em álcool liberando dióxido de carbono. Aqui, há um maior contato do líquido com as leveduras resultando em espumantes com uma perlage mais intensa e persistente.
Informações da loja
Lojista Magalu desde 2024
+10
Produtos vendidos
Entrega
No prazo
Atendimento
Responde rápido
Entrega e compra garantida
Produto vendido por loja parceira e entregue pelo Magalu
Política de trocas e devoluções
Devolução gratuita para produtos vendidos por lojas parceiras
Devolva seu produto em até 7 dias do recebimento.
Para devolver o produto consulte:
Políticas de trocas e devoluções2 avaliações
2
0
0
0
0
Rafael
Paulo
Se manter hidratado no verão vai muito além de beber água. Saiba mais!
As máquinas de café em cápsula também têm uma variedade de bebidas com sabores especiais. Descubra novas formas de usar sua cafeteira de cápsula!
Descubra como uma adega pode ser um destaque na sua sala, unindo beleza e praticidade para os amantes de vinhos