Livro - Educação sociedade e cultura
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A chave de leitura desta obra coletiva é dada pela interdisciplinaridade. O conjunto de textos reunidos invoca as ciências, as artes e a filosofia. Isso é o primeiro dos muitos caminhos feitos pelos autores em busca do ponto de encontro de diferentes saberes. A perspectiva interdisciplinar não põe fronteiras. Ao contrário, trabalha buscando a convergência de diferentes áreas ou campos do saber para um ponto onde, cada uma a partir do que lhe é próprio, contribua para construir novos conhecimentos e saberes. A aproximação entre teóricos da linguística, da literatura, da pedagogia, da psicologia, da antropologia, da análise do discurso, da história e de outras simboliza a tentativa de encontrarmos caminhos mais produtivos para práticas sociais construtoras da cidadania plena. A presença de Bakhtin como referência em mais de um texto é um exemplo interessante para o processo interdisciplinar instalado na obra. As formulações do filósofo soviético feitas ainda na década de 20 do século passado continuam fundamentais para os analistas das práticas sociais. Nada tão atual quanto buscar, a partir de análises literárias, os discursos dos períodos ditatoriais dos povos latino-americanos e as relações ideológicas que trazem implícitas. Mas também tentar dissecar, no movimento da dança, o corpo que baila e produz um ato dialógico entre a arte e a ciência; tentar encontrar no lúdico as relações entre brincar e aprender; as relações entre sociologia e linguística aplicada e as tentativas de avançar metodologicamente com novas tecnologias para o ensino de línguas, trazem fazeres teórico-práticos perpassados por questões básicas da obra do filósofo: o dialogismo e a interação. A interdisciplinaridade se instala exatamente aí onde aos saberes da fisiologia humana se amalgamam os da filosofia -estética e político - e possibilitam a constituição de um significante aberto à multiplicidade de sentidos; se instala onde o professor coloca a história da escravidão por um viés da cultura do espetáculo ou então com relevância para direitos humanos ou economia. A história, o político e a linguagem tornam possível uma ou outra abordagem, mas o fio que identificará cada foco conduzirá ao ponto de encontro que é lugar interdisciplinar da construção de um novo saber ou da constituição de uma nova posição acerca de questão afro-brasileira. As abordagens estão na direção de situarem as coafetações entre sociedade, educação e cultura. A discussão que permeia alguns dos textos estabelece pontes para compreendermos a relação das condições sociais com os produtos culturais que determinam a identidade de grupos de trabalhadores ou estudantes. As referências básicas como Manuel Castells, Raimond Aron, Jacques Rancière, Michel Pêcheux e Maurice Tardif retomam também, quando colocadas em relação suas ideias, a interdisciplinaridade na constituição de diferentes identidades dos envolvidos nas práticas sociais. Eles dão aos autores desta obra e aos leitores da transversalidade dos textos múltiplas possibilidades de fazerem dialogar teorias para produtivos resultados nesse universo acadêmico das ciências sociais e da comunicação. A proposta dos autores configura, portanto, uma bem sucedida tarefa de aproximar, de fazer conversar autores e teorias em busca de avanços para a compreensão dos processos sociais, educacionais e culturais. Elizabeth Fontoura Dorneles Reitora da Universidade de Cruz Alta

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