Livro - Pesquisas sobre currículo e culturas
Imagem de Livro - Pesquisas sobre currículo e culturas
1 de 1

Livro - Pesquisas sobre currículo e culturas

O Magalu garante a sua compra, do pedido à entrega.

Não disponível

Ver produtos similares
Avise-me quando estiver disponível

Nome

E-mail

Quero receber ofertas e conteúdos por e-mail

  • Magalu garantea sua compra, do pedido à entrega.

  • Devolução gratuitaem até 7 dias depois de receber o produto.

Informações do Produto

O campo do currículo, já ha algum tempo, saiu do uso restrito de classe social e abriu-se para questões de gênero, geração, sexualidade, etnias, diversidade cultural, identidade/diferença, estudos culturais, papel do discurso, políticas de identidade, processos de subjetivação. A preocupação em compreender as estratégias e os processos por meio dos quais nos currículos se demandam e se produzem determinados tipos de sujeitos e identidades passou a ser nossa preocupação. A abertura do campo para operar com outros conceitos e categorias tem sido fundamental nesse processo. Este livro segue essa abertura produzida no campo. Apresenta ao/`a leitor/a oito artigos que interrogam diferentes currículos contemporâneos – escolares e não escolares – usando para isso ferramentas conceituais do que se convencionou chamar de teorias pós-críticas da educação. Procuram mostrar, por meio de diferentes pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Educação da FAE/UFMG e no GECC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da FAE/UFMG – a força do currículo, compreendido como espaço que corporifica relações sociais, formas de conhecimento e de saber-poder; como território de composições e experimentações; como artefato centralmente envolvido na produção de sujeitos e na condução da vida. Afinal, no currículo se entrecruzam domínio, regulação e governo; mas nele também pessoas, forças e objetos se encontram, compõem, conquistam, experimentam, produzem, revitalizam; aumentam a potência de agir ou a força de existir. Nesse livro não somente aceitamos ampliar o nosso vocabulário teórico para interrogar e problematizar os mais variados currículos que pesquisamos, como, sobretudo, aceitamos e experimentamos o convite para deixar “a diferença fazer seus jogos”. Os textos aqui apresentados ressignificam os currículos, suspendem verdades, mostram como funcionam, discutem o que fazem aparecer determinados discursos curriculares, certas práticas e determinados artefatos. Isso porque operar com a diferença e fazê-la proliferar é uma marca que buscamos multiplicar.

Ficha Técnica

Seja o primeiro a avaliar esse produto

Esse produto ainda não tem avaliação

Perguntas e Respostas

Nenhuma pergunta foi feita ainda. Seja o primeiro!