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Pastilha de Freio

Perguntas frequentes

Como saber se a pastilha de freio está gasta?

Olha, pra saber se a pastilha de freio tá gasta, tem várias dicas boas. Primeiro, o ideal é trocar quando o disco chega em 2 mm de espessura, tá? Um jeitinho bem fácil é conferir o indicador de desgaste que tem nos carros mais modernos. Isso porque mostra por um alerta com luz no painel a hora de mudar. Os ruídos, chamados de metálicos, também são um caminho. Se for pisar no freio e sentir um desconforto, com ele mais duro ou meio fraco, é um sinal.

Quanto tempo dura pastilha de freio?

As pastilhas são feitas de materiais abrasivos e se for pensar pelo lado de desgaste natural, o tempo de cada uma depende de como conduz o veículo. O ideal é dar uma olhada a cada 10.000km rodados, e o indicado pelos especialistas em freio é trocar quando tiver de 30.000km a 40.000km. O jeitinho que usa a peça também conta aqui. E vale checar o manual que vem junto com o carro também, combinado?

Qual a melhor marca de pastilha de freio?

Olha, tem várias muito boas. Algumas marcas bem conhecidas são a Cobreq, Fras-le, Ferodo, Jurid, Bosch, Ate, Remsa e por aí vai. Quer uma dica? Dá uma olhadinha no site, lojas físicas ou SuperApp do Magalu que tem as melhores marcas de pastilhas de freio pra você conferir.

Qual o valor da pastilha?

Olha, o preço pode variar muito. Você encontra de R$35,00 até R$370,00, quando vem em kits que podem contar com 4 pastilhas e mais dois discos de freios, por exemplo.

Quanto custa para colocar pastilha de freio?

Olha, o preço pode variar. Isso porque depende do modelo e do ano de cada carro, da marca da pastilha e de quantas precisa trocar. A mão de obra é pela quantidade que vai ter que colocar. O valor costuma variar de R$50,00 até R$150,00.

Automotivo

Gente, a pastilha de freio é uma peça essencial pra diminuir a velocidade e parar as rodas do carro quando necessário, viu? E o legal é que dá pra achar ela em diferentes tamanhos e materiais, como a orgânica, metálica, semi metálica e cerâmica. Quer saber como escolher a opção ideal? Vem comigo:

Gente, a pastilha de freio é uma peça essencial pra diminuir a velocidade e parar as rodas do carro quando necessário, viu? E o legal é que dá pra achar ela em diferentes tamanhos e materiais, como a orgânica, metálica, semi metálica e cerâmica. Quer saber como escolher a opção ideal? Vem comigo:

- Olha, as pastilhas trabalham em pares e junto com o disco do freio, tá? Os veículos pesados, como picapes e SUVs, precisam de peças maiores, de mais ou menos 11cm.
- A versão orgânica é uma das tradicionais. Esse modelo é silencioso e desgasta menos o disco de freio, sabia? Pode ser uma boa aposta pra carros menores e leves, de até 3,5 toneladas, como os de passeio.
- Já as metálicas têm um desempenho ainda melhor. Por serem feitas de materiais resistentes como latão, ferro e alumínio, duram muito. Assim como as semi-metálicas, de ligas de ferro, cobre ou aço.
- E as de cerâmica são as mais eficientes, bastante silenciosas e limpas, além de te ajudarem a frear suavemente.
- Ah, antes de escolher a ideal, dá uma olhadinha na descrição dela. Já costuma vir a informação pra quais veículos o acessório é ideal.
- Agora, depois de cuidar da parte mecânica do carro, vale a pena dar olhadinha também no som pras horas de diversão enquanto dirige. Vem ver as dicas que separei em: Alto-falante: como escolher?

Gostou? Aqui no Magazine Luiza você encontra vários modelos de pastilha de freio!