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Qual a importância da câmara de ar de moto?
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Veja as 5 melhores marcas de pneus pra escolher na Black Friday
Eu te conto o que olhar na hora de escolher o seu!
Gente, o pneu de carro é um item automotivo que, junto da roda e outros acessórios, é fundamental pro veículo andar por aí sem problemas, seja no asfalto ou na terra, por exemplo. Ficar de olho na manutenção, qualidade e se tá furado são fatores importantes no dia a dia, viu? Quer saber mais detalhes? Vem comigo que eu te mostro:
Os pneus de carro não são todos iguais, e cada tipo é projetado pra atender a diferentes necessidades e estilos de direção.
Dá pra achar os de passeio, que são os mais tradicionais, feitos pra rodar na cidade e em rodovias, oferecendo conforto e eficiência no consumo de combustível.
Já o pneu carro de alta performance é indicado pra quem busca aderência e estabilidade em curvas, sendo muito usado em carros esportivos.
Outro modelo bastante conhecido é o pneu all-terrain, o AT, que serve tanto pro asfalto quanto pra terrenos mais acidentados, ideal pra quem tem um SUV ou gosta de aventuras fora da estrada.
Por fim, dá pra achar os tipos de inverno e de verão, que são específicos pra cada estação, trazendo melhor desempenho em temperaturas extremas.
Muita gente deixa pra substituir os pneus só quando eles tão em estado crítico, mas o ideal é não esperar tanto.
Um dos sinais mais claros de que chegou a hora da troca é o desgaste excessivo da banda de rodagem, ou seja, aquela parte do pneu que entra em contato com o solo.
Se o sulco, que são os frisos do pneu, tiverem muito rasos, significa que ele perdeu aderência, o que acaba comprometendo sua segurança.
Outros sinais incluem vibração no volante, dificuldade em manter o carro estável e desgaste irregular, que às vezes indicam problemas na calibragem ou no alinhamento do veículo.
Pneus ressecados ou com rachaduras também devem ser substituídos, já que podem estourar a qualquer momento.
Uma maneira fácil de conferir o desgaste dos pneus é observando os TWI, sigla em inglês pra Tread Wear Indicators, que são pequenas elevações dentro dos sulcos do pneu.
Quando a banda de rodagem alcança esse nível, significa que o item já perdeu boa parte da aderência e precisa ser trocado.
Outra dica é usar uma moeda de um real: insira ela no sulco do pneu e, se a parte dourada ficar totalmente visível, é sinal de que o desgaste tá avançado. Interessante, né?
Além disso, fique atento a sinais que podem indicar que o carro precisa de alinhamento ou balanceamento, combinado?
Os pneus contam com diversas marcações na lateral, e entender esses códigos ajuda na escolha do modelo certo.
Vou pegar como exemplo um pneu com a inscrição 195/65R15 91H, olha só:
195 é a largura em milímetros
65 é a altura do perfil, em porcentagem da largura
R indica que é um pneu radial
15 é o diâmetro da roda em polegadas
91H é o índice de carga e velocidade máxima suportada.
Além disso, algumas marcações indicam se o pneu é pra todas as estações ou específico de inverno ou de verão. Aí sim!
A pressão certa dos pneus varia de acordo com o modelo do carro, e a melhor forma de descobrir o valor certo é dando uma olhada no manual do veículo ou os adesivos que costumam tá na porta do motorista ou no bocal do tanque de combustível.
Geralmente, a calibragem fica entre 28 e 35 libras, mas isso pode mudar dependendo do peso que o automóvel tá carregando. Aí vem a importância de saber quantas libras pneu de carro é o ideal!
Rodar com pneus descalibrados costuma aumentar o consumo de combustível e acelerar o desgaste da borracha, então o indicado é verificar essa informação a cada 15 dias, caso ande bastante no dia a dia.
Se você não tem um posto por perto, uma bomba de encher pneu de carro pode ser um ótimo investimento pra manter isso em ordem. Ou ainda a bombinha de encher pneu de carro, uma opção menor que cabe direitinho em qualquer lugar. Amei!
Se você mora em regiões de clima estável, o pneu pra todas as estações, tipo All Season, é uma boa escolha, já que equilibra desempenho e durabilidade.
Agora, pra quem enfrenta frio intenso, os de inverno são essenciais, pois contam com borracha mais macia, trazendo melhor aderência em temperaturas abaixo de 7 graus.
Por outro lado, os de verão são indicados pra lugares muito quentes, pois sua composição bem rígida evita desgaste excessivo e melhora a eficiência do carro.
Algumas pessoas optam por trocar os pneus conforme a estação, conseguindo o melhor desempenho e segurança independente da temperatura.
O desgaste irregular dos pneus pode ser causado por vários fatores, e entender esses motivos ajuda a aumentar a vida útil do jogo de pneus. Os principais são:
Calibragem incorreta: pneus murchos desgastam mais nas bordas, enquanto os muito cheios principalmente ali no centro.
Falta de alinhamento: o desalinhamento das rodas faz com que um lado estrague antes do outro.
Suspensão desgastada: amortecedores ruins impactam diretamente a vida útil desse item.
Rodízio não realizado: alternar os pneus de posição a cada 10.000km ajuda a equilibrar o desgaste.
Se perceber que alguma parte tá desgastando muito mais rápido que as outras, pode ser um sinal de que algo no carro precisa de manutenção.
Se um dia você se deparar com um pneu furado, saber como trocar pneu de carro é essencial, viu?
O básico é soltar os parafusos da roda, usar o macaco pra erguer o veículo, substituir o pneu e apertar novamente. Com prática, dá pra fazer isso rapidinho e sem complicações! Viu como trocar um pneu furado no meu carro é fácil?
Ah, na dúvida pode contar com os serviços do Magalu pra te dar uma mãozinha nesse momento!
Olha, dá pra encontrar o pneu de carro ideal pra sua necessidade nas lojas físicas, SuperApp ou site do Magazine Luiza!
Se quer saber outros detalhes, na matéria Tudo sobre pneus eu falo bastante sobre isso. E em Pneus: qual o melhor para você? eu trago ótimas dicas!
O pneu de carro, pneu carro de mão e até pneu para carro de mão que procura tá aqui no Magazine Luiza. Aproveita!