Olha, depende de como e pra que vai usar, tá? As serras manuais podem ser verticais, ótimas pra fazer traços, ou universais, ideais pra cortar.
Na hora de escolher a serra ideal, é importante checar o número de dentes, viu? E ver se o modelo é compatível com a espessura do material que vai trabalhar. As serras entre 5 e 7 dentes por polegada, ou TPI, funcionam em madeiras grossas e maciças. Já as de 13 a 16 TPI são melhores em placas finas, como o MDF.
E ainda dá pra encontrar modelos específicos. As esquadrilhas, por exemplo, oferecem precisão, o serrote de costas permite cortar várias folhas ao mesmo tempo. E se quiser fazer entalhes e molduras, a de caixilhos é a mais indicada. Ah, e não dá pra esquecer das serras circulares elétricas, muito práticas e fáceis de usar.
Qual o melhor disco de serra circular para madeira?
Eles são bem resistentes e costumam ser de dois tamanhos. Se o trabalho for longo, o 7 1/4 é leve e menor. Isso diminui o cansaço durante o processo. Essas características também ajudam em partes com detalhes ou que precisam de precisão.
Agora, se quer uma ferramenta pra cortes em madeira dura, a ideal é a 9 1/4, com dentes largos e rotação rápida. Isso é ótimo pra quem procura economizar tempo.
Como comprar uma serra circular?
Tem algumas características importantes na hora da escolha. A primeira é a potência do equipamento. Elas costumam ir de 1000W, bastante acessíveis e ideais pra quem usa o equipamento de vez em quando, até 2000W, indicadas pra profissionais.
E a serra pode ser elétrica, que permite longos períodos de trabalho sem intervalo, ou à bateria, fácil de transportar e prática em locais de difícil acesso.
Além disso, várias serras são acompanhadas de acessórios que facilitam o trabalho do dia a dia como guia de corte, adaptador de aspiração e caixa de transporte.
Qual a melhor serra elétrica para madeira?
Tudo depende do uso, tá? A circular é indicada pra cortes retos e grossos e ainda costuma ser fácil de transportar. Já a esquadrejadeira é indicada pra oficinas onde não precisa ser carregada. O trabalho dela é mais preciso e tem ajuste em diferentes ângulos.
Você ainda pode preferir a tico-tico, uma ótima opção em projetos circulares e curvos. E caso a superfície de perfuração seja dura e espessa, a serra fita é a escolha certa.
Onde comprar serra para madeira?
Ah, essa é fácil! Você encontra muitos modelos de serra pra madeira aqui no Magazine Luiza pelo site ou no SuperAPP.
Você precisa cortar muitas peças de madeira, acrílico e outros materiais no dia a dia? Então, vale a pena conhecer melhor a serra circular, viu? Afinal, ela é potente, certeira e imbatível pra criar peças na medida certa! Agora, quer ver o que mais ela pode fazer? Então, vem comigo que eu te mostro:
- Pra cortes retos ou em ângulo em peças grandes, a serra circular portátil é muito boa e bem fácil de usar, tá? - Se você precisa fazer cortes mais precisos também em pedaços pequenos de materiais, vai adorar a serra circular de mesa! - Ela pode vir com vários tipos de lâminas, viu? Tem o tipo universal, que corta madeira maciça; a lâmina com dentes finos, pra acabamento de peças mais leves; ou o disco de traçar, pra cortar até madeiras com pregos. Um arraso! - E dá pra encontrar serras com diferentes níveis de potência. Elas vão de 1.200W nas mais básicas até a 2000W nas profissionais! - Ah, e você encontra a serra circular com voltagem 110v ou 220v e também modelos bivolt.
Agora que você já sabe como a serra circular pode te ajudar, é só garantir a sua aqui no Magazine Luiza!