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Filtro de Ar Moto

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Perguntas frequentes

Qual é a função de um filtro de ar?

Olha, a principal função de um filtro de ar de moto é tirar pó e partículas que ficam dentro do motor, fazendo com que só o ar limpo passe pra câmara de combustão, ajudando a desgastar menos essa parte do veículo. Além disso, ele ajuda a aumentar a vida útil de diferentes peças de moto como os pistões, anéis e cilindros. Aí sim!

O que acontece quando o filtro de ar está sujo?

Além de ter aumento de consumo no combustível, um filtro de ar sujo pode contaminar o óleo do motor e desgastar demais outras peças do motor como a cabeça da válvula de admissão e do assento da válvula no cabeçote.

Quanto tempo dura o filtro de ar?

Olha, isso é algo que depende bastante do tipo de pista que você costuma andar e do modelo da moto também. Mas, num geral, a maioria dos fabricantes indica que a troca por um novo seja feita depois de rodar 10.000km.

O que é filtração do ar?

Filtração de ar é toda a limpeza de partículas e pó que podem dificultar um bom funcionamento do veículo, sabia? Pois é! E o bom é que com essa filtração ajuda a não desgastar peças antes da hora, além de ser ótimo pra deixar o motor da moto mais saudável.

Quanto custa filtro de ar?

Olha, isso é algo que depende bastante da marca e modelo da moto, viu? Em média, custam de R$ 12,00 a R$ 40,00 o filtro de ar das motos mais populares e de R$ 50,00 a R$ 200,00 das motocicletas de última geração, por exemplo.

Automotivo

Gente, o filtro de ar de moto é uma peça automotiva importante pra manter o motor protegido da areia e poeira. Isso porque quando essas sujeirinhas entram na câmara de combustão podem riscar e até travar as válvulas. Então precisa fazer a troca preventiva, tá? Vem comigo que eu te conto mais: 

- Olha, é legal observar alguns detalhes antes de escolher o filtro de ar. Por exemplo, dá pra achar tipos específicos pra cada a marca, modelo e ano da moto. Geralmente essa informação tá no título e na descrição da peça.

- Além disso, o filtro de ar de moto pode ter formatos e materiais diferentes. Os chamados de seco são de papel ou poliéster e apresentam vincos. Já os úmidos usam uma espuma cheia de um óleo próprio.

- Outra opção interessante é a esportiva. Ela conta com os mesmos padrões e protege igual as anteriores. A vantagem dela é deixar entrar mais ar do que os modelos tradicionais, o que aumenta a potência do motor. Aí sim, hein!

- Agora, pra saber quando trocar é só ver no manual do fabricante. Costuma ser a cada 10.000 km rodados, mas também é legal checar o estado. Se o desgaste não for muito grande, uma boa limpeza resolve. Gostei!

- Ah, o filtro de ar não é a única parte que precisa ser substituída com o tempo. Na matéria Kit relação e kit transmissão eu falo mais sobre esse conjunto de peças. Vai dar uma lidinha!

 

Procurando filtro de ar de moto? Aqui no Magazine Luiza você encontra várias opções!