Pneu de Carro

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Perguntas frequentes

Como calibrar pneu?

Olha gente, fazer a calibragem é bem fácil, viu? É muito importante toda semana conferir. Depois disso, vá onde tiver um calibrador com os pneus frios e no visor digite a pressão conforme apontado pelo fabricante. Daí é só retirar a tampa da válvula e encaixar a ponta da mangueira. Em geral, o calibrador indica com um sinal sonoro quando já chegou na pressão que você escolheu. Pra finalizar, coloque a tampinha na válvula.

Pneu: qual é a melhor marca de pneu?

Aí depende do que tá querendo. Se tá procurando qualidade, bom desempenho ou se tudo isso em um pneu, sabe? Mas algumas marcas são bastante conhecidas como Continental, Bridgestone, Firestone, Goodyear.

Onde comprar pneu barato?

Ah, essa pergunta é muito fácil de responder, gente! É no Magalu! Aqui você encontra o seu e mais um montão de opções com o melhor preço!

O que é pneu run flat?

O pneu run flat é bem interessante pra colocar no seu carro, tá? Isso porque ele dá a segurança e comodidade de poder rodar por cerca de 80 quilômetros em uma velocidade de até 80km/h. Só é possível chegar nesse resultado por causa dos reforços dentro da estrutura interna dele. Legal né? Você encontra opções incríveis de pneu pro seu carro no site do Magalu, lojas físicas ou no SuperApp.

O que é um pneu remold?

Olha, o remold é uma versão que teve sua camada de fora chamada banda de rodagem reconstruída. Após passar por todo o processo ele já fica pronto pra ser colocado no seu carro e sair pra viajar. Você encontra opções incríveis de pneu no site do Magalu, lojas físicas ou no SuperApp.

Automotivo

Gente, o pneu é uma peça automotiva fundamental pro veículo rodar com segurança e ter boa tração em diferentes terrenos, climas e condições de estrada. Pra isso, você precisa encontrar o tipo certo pra cada modelo de carro e pro lugar onde vai dirigir. Além de saber identificar quando o original já gastou. Vem comigo que eu separei dicas pra te ajudar a encontrar o ideal!

 

Como escolher o melhor pneu para o carro? 

Antes, é importante descobrir qual é o aro do pneu que vai no seu carro. Os códigos que indicam o modelo aparecem na lateral do pneu original, tá? O P é pra veículos de passeio; LT pra caminhões leves e SUVs; ST é pra reboques; e o C é usado em caminhões, vans e pickups maiores.

O pneu 175/65 R14, pneu 175/70 R14, pneu 185/65 R15 e pneu 175/70 R13 trazem um bom equilíbrio entre conforto, aderência e durabilidade pra carros de passeio. Só que cada marca e modelo de veículo usa um específico, pra caber direitinho na roda. Você encontra essa informação numa sequência de letras e números na lateral do produto. 

Por exemplo, a medida 20555R16 significa uma largura de 205mm, ou 20,5cm, tipo radial, com perfil de 55 por cento da largura. O 16 no final é o diâmetro interno, de 16 polegadas. 

Mas o aro dele pode ser diferente. Tem o pneu aro 14 ou aro 20, por exemplo. Além dessa medida, vale considerar outros detalhes também, de carga e velocidade. Os números mostram a capacidade de suportar peso e a velocidade máxima do pneu. Geralmente, o manual do fabricante traz detalhes das especificações recomendadas pela montadora.

 

Quais as 5 melhores marcas de pneu? 

Dá pra achar várias marcas de qualidade, mas algumas são muito tradicionais, inclusive, na produção de pneus originais de fábrica que vêm em veículos 0km.

A Michelin é uma fabricante conhecida pela qualidade e inovação nos produtos. A Continental é uma empresa alemã com modelos muito duráveis, de alta aderência, inclusive pra pegar estrada, sabia? Pois é!

Tem ainda a Goodyear, uma das marcas mais conhecidas, confiáveis e resistentes. Os pneus entregam excelente tração mesmo na chuva intensa, barro ou terra. E contam com versões pra terrenos variados.

Já o pneu Pirelli é famoso pelo alto desempenho, inclusive na Fórmula 1. A marca faz alguns dos melhores modelos pra carros de luxo e esportivos. Também vale a pena conhecer a Technic, uma fabricante brasileira que se destaca por pneus com excelente custo-benefício.

 

Quando o pneu do carro tá ruim? 

Um pneu de carro pode mostrar pontos de desgaste ou problemas que alertam pra hora de trocar. A profundidade mínima da banda de rodagem é um deles. Ela tem que ser de 1,6mm. Se a ranhura for desigual, com partes gastas ou lisas, é porque a superfície dela ficou careca.

Pneus gastos também ficam com rachaduras na borracha, pequenos cortes ou ressecamento. Nos casos mais graves, surgem algumas bolhas, e aí a troca deve ser urgente porque afeta a segurança, combinado? 

Mas, às vezes, não tem nada visível. Só que o carro começa a jogar pro lado, o volante vibra de um jeito estranho e ele perde pressão, mesmo depois de ter sido calibrado há alguns dias. Aí vale a pena checar o balanceamento!

 

Qual a duração média de um pneu? 

Os fabricantes geralmente trazem uma garantia média de cinco anos. Depois, desse prazo é importante verificar se o pneu envelheceu, desgastou ou tá ressecando, combinado? 

Não é uma regra, porque o uso intenso pode levar à troca antes dos 5 anos. Mas mesmo que a peça aparente ser novinha, ou seja, um estepe nunca usado, a idade também conta, sabia? Pois é! Qualquer pneu que já tenha passado de 6 anos, provavelmente tá vencido e não é mais seguro ou próprio pra rodar.

 

Quantos mil km dura um pneu original?

A vida útil dos pneus depende de quanto você usa o veículo e por onde anda com ele, tá? Pneus que rodam em áreas urbanas têm desgaste diferente daqueles feitos pra pegar rodovias asfaltadas e estradas de cascalho e terra.

Mas, em média, os pneus esportivos duram em torno de 20.000km a 40.000km, viu? Já os tradicionais rendem entre 40.000km e 60.000km de rodagem antes de se preocupar com a troca, tá?

 

Qual é a marca de pneu que dura mais? 

Olha, não tem uma marca específica pra isso. Os pneus contam com uma vida média de 6 anos ou até 60.000km rodados. E, claro, duram bastante se forem a versão ideal pra cada situação, como pegar estrada, terreno off-road ou próprios de área urbana.

 

Por isso, instale o pneu de carro que seja fabricado pra cada uma dessas funções. Isso evita desgastes no carro, no balanceamento e na suspensão, hein?

 

Como trocar pneu de carro? 

Pra trocar o pneu do carro, estacione ele num lugar plano da rua ou no acostamento da estrada. Use o pisca-alerta e coloque o triângulo atrás pra sinalizar que o veículo tá parado pra uma troca de pneu.

Puxe o freio de mão e coloque o câmbio em modo estacionado. Depois posicione um item pesado, como uma pedra, em frente às rodas dianteiras e traseiras pra evitar que o carro deslize.

Pegue o estepe e o macaco. Encaixe o macaco debaixo da lataria e ao lado do pneu que vai ser substituído. Cheque se ele tá bem certinho na canaleta antes de começar a levantar a ferramenta e elevar o carro. 

O pneu precisa ficar alguns centímetros acima do chão pra que consiga afrouxar os parafusos com a chave de roda. Gire no sentido anti-horário. E nos parafusos que tiverem muito duros, use o pé pra colocar mais pressão e destravar. 

Tire o pneu antigo, pegue o estepe, alinhe os furos dele com os pinos da roda e aperte com a mão o máximo possível. Abaixe o carro com o macaco e, em seguida, finalize com a chave. Prontinho! 

 

Quanto custa o pneu de um carro? 

Dá pra achar pneus a partir de 236 reais. Mas o valor varia de acordo com a marca, modelo e aro. 

Então, antes de pesquisar valores, cheque as especificações do pneu recomendado pro seu carro, SUV, van ou caminhão, tá?

 

Onde comprar pneus?

Você encontra pneu pra carro em promoção no site, nas lojas ou no SupperApp Magalu!

Aproveita e checa só a matéria Pneus em promoção que eu te dou aquela mãozinha pra economizar muito na troca, viu?

E se precisar de mais dicas pra conservar o que já tem aí, dá uma olhadinha em: Como calibrar o pneu do veículo.

 

O pneu de carro que você procura te espera aqui no Magazine Luiza!